domingo, 20 de novembro de 2011

Nova York, o Novo Olimpo

Percy Jackson e o ladrão de raios, mitologia grega viva no tempo contemporâneo.

Há pouco tempo eu ganhei de um amigo o livro Percy Jackson e o ladrão de raios. Desde pequeno eu cresci com minha mãe lendo Harry Potter para mim, como consequência gosto do gênero aventura em mundos fantásticos. Quando li o best-seller americano do autor Rick Riordan publicado em 2008 encontrei diversas semelhanças entre as duas séries.

Percy Jackson é um garoto nova-iorquino que estuda em um internato. Sofrendo de défice de atenção, o garoto se vai longe da realidade sem perceber ou se lembrar com clareza.

Um dia no passeio escolar em um  museu, o adolescente entra em um de seus transes e se vê longe do grupo da escola em uma sala vazia, quando sua professora surge, toma forma de uma harpia e o ataca. Durante a luta o garoto recebe uma espada de seu outro professor para se defender.  Após ferir o monstro ele volta ao grupo sem apresentar ou encontrar qualquer evidência da luta. Voltando para a sua casa com a chegada das férias Percy sai de viagem com a mãe, porém o garoto entra em outra batalha quando seu trajeto é interrompido por mais uma fera mitológica, fugindo para o local que sua mãe o manda o garoto embarca na aventura que esclarecerá suas origens e as aparições míticas.

A narrativa apresenta grandes semelhanças com a série inglesa. Um garoto que não conhece seu passado, um mundo mítico do qual este pertence, o garoto tem grandes poderes, tem grande importância no mundo paralelo e nenhuma no contemporâneo. Eu indico este livro para os leitores do gênero, pois apresenta uma narrativa interessante com grande riqueza na descrição na viagem mitológica, além de ser um bom meio de aprender sobre a mitologia que proporcionou contexto para o surgimento de todos esses sucessos literários. Contudo para aqueles que estão esperando uma trama do nível da JK Roling pode se desapontar com o conteúdo um tanto previsível do livro americano.

Pedro Amorim

Minha Infância Mitológica

Quando fiquei sabendo do lançamento do filme Percy Jackson e o ladrão de Raios fiquei ansiosa para assistir pois já havia lido seu livro.

Este livro é o primeiro de uma série de 5 livros escritos por Ric Rioden (lançamento nos EUA dia 28 de junho de 2005 e no Brasil dia 21 de novembro de 2008.)e é considerado um enorme sucesso em todo o mundo ,já que este livro é muito recente não e possível identificar se sua fama vai ser passageira ou não ,trata também sobre a mitologia grega!

A historia é sobre Percy Jackson um garoto problemático que um dia ele descobre que não é um simples garoto mais sim um semi-deus(mistura de humano com deus) e Percy ,o personagem principal ,começa a ligar os fatos de sua antiga vida com a nova. No topo de sua cidade que é New York existe um lugar impossível de ser visto pelos humanos onde moram os deuses olimpianos, o famoso Olimpo. Quer uma aventura maior que esta? Então entre no mundo inferior dos deuses, quero ver se aguenta o mau humor de Hades ,ser acusado de uma coisa que você não fez(como roubar raios super poderosos)encarrar personagens mitológicos como por exemplo a Medusa e Minotauro.

O livro e incrível, super fácil de ler, li quando eu tinha 11 anos e me identifiquei muito com ele. E uma leitura gostosa.

Você vai se encantar com os personagens (sou fã da Annabeth e suas atitudes) este é o tipo de livro que você dorme pensando qual será o próximo passo. Este livro me inspirou muito nas minhas atitudes de vida.

Segundo ao critico Heitor Augusto diz ele que este foi o melhor livro que ja leu e é claro que eu concordo ele tambem é fã da Annabeth igual a mim.


http://www.cineclick.com.br/criticas/ficha/filme/percy-jackson-e-o-ladrao-de-raios/id/2388


Beatriz Teixeira

Livros do Olimpo

Quando li o livro “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, o primeiro da série “Percy Jackson e os Olimpianos” (escrita por Rick Riordan, lançado nos EUA no dia 28 de Junho de 2005 e no Brasil no dia 21 de Novembro de 2008) me identifiquei muito com a obra, pois desde pequeno até os dias de hoje gosto de desenhar criaturas semelhantes as do livro.

A história é sobre um garoto chamado Percy Jackson, que por conta de um misterioso ladrão se mete em algumas encrencas e entra em uma grande aventura para descobrir quem é esse tal ladrão que está incriminando-o. Quando Percy realmente começa a entender quem é, é quando o livro começa a ficar mais interessante, pois é seguida de uma série mistérios e enigmas.

Comparando com o filme, o livro da de dez a zero, apesar dos efeitos de computação gráfica. O livro possui mais detalhes e explicações sobre os acontecimentos. Se mais um dos livros for adaptado para um filme, vai fazer tanto sucesso quanto o primeiro: muito pouco!    

Martim Chiarella