domingo, 20 de novembro de 2011

Nova York, o Novo Olimpo

Percy Jackson e o ladrão de raios, mitologia grega viva no tempo contemporâneo.

Há pouco tempo eu ganhei de um amigo o livro Percy Jackson e o ladrão de raios. Desde pequeno eu cresci com minha mãe lendo Harry Potter para mim, como consequência gosto do gênero aventura em mundos fantásticos. Quando li o best-seller americano do autor Rick Riordan publicado em 2008 encontrei diversas semelhanças entre as duas séries.

Percy Jackson é um garoto nova-iorquino que estuda em um internato. Sofrendo de défice de atenção, o garoto se vai longe da realidade sem perceber ou se lembrar com clareza.

Um dia no passeio escolar em um  museu, o adolescente entra em um de seus transes e se vê longe do grupo da escola em uma sala vazia, quando sua professora surge, toma forma de uma harpia e o ataca. Durante a luta o garoto recebe uma espada de seu outro professor para se defender.  Após ferir o monstro ele volta ao grupo sem apresentar ou encontrar qualquer evidência da luta. Voltando para a sua casa com a chegada das férias Percy sai de viagem com a mãe, porém o garoto entra em outra batalha quando seu trajeto é interrompido por mais uma fera mitológica, fugindo para o local que sua mãe o manda o garoto embarca na aventura que esclarecerá suas origens e as aparições míticas.

A narrativa apresenta grandes semelhanças com a série inglesa. Um garoto que não conhece seu passado, um mundo mítico do qual este pertence, o garoto tem grandes poderes, tem grande importância no mundo paralelo e nenhuma no contemporâneo. Eu indico este livro para os leitores do gênero, pois apresenta uma narrativa interessante com grande riqueza na descrição na viagem mitológica, além de ser um bom meio de aprender sobre a mitologia que proporcionou contexto para o surgimento de todos esses sucessos literários. Contudo para aqueles que estão esperando uma trama do nível da JK Roling pode se desapontar com o conteúdo um tanto previsível do livro americano.

Pedro Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário